A Hora da Verdade

A Hora da Verdade no blog da Ana Paula

segunda-feira, maio 13, 2013

Acontecerá daqui a pouco em Pinheiro, a XVI edição do Festival de Tambor de Crioula Ginga Zé Macaco, em comemoração a libertação dos escravos




Acontecerá daqui a pouco, a partir da 21 horas, a XVI  edição do festival de tambor de crioula Ginga Zé Macaco, que comemora o dia da libertação dos escravos. Essa festa  mais uma vez será coroado de muito sucesso. Organizada há 16 anos pela família do saudoso Zé Macaco, (a viúva Dona Catarina e os filhos Gilmar e Doégnes),  essa festa lidera e mantêm a tradição que trás a Pinheiro todos os anos, sempre no dia 13 de maio, tambozeiros de vários ares quilombolas da Baixada para comemorarem o dia 13 de maio. Os quilombolas amanhecem ao som dos tambores e movidos pelo calor do conhaque e cachaça servidos durante o festival.
Este ano a tradição se mantém e os tambores vindos de todas as partes da nossa região enchem a cidade  do som dos tambores e atabaques dos remanescentes de quilombo. Para muitos pinhierenses, o dia 13 de maio é considerado muito especial. “Os admiradores e simpatizantes dessa tradição trazida da áfrica e eternizada em Pinheiro pelo e inesquecível Zé Macaco e sua família esperam o ano inteiro para participar de festa. Hoje é o nosso dia. É o dia da raça negra, é o dia do quilombola, é o dia do tambozeiro, do nosso tambor de crioula. O largo mais uma vez vai ficar lotado e como na tradição, o tambor vai amanhecer fazendo Pinheiro ouvir até muito longe o som inigualável dos tambores e as pungadas das crioulas dançando no terreiro” disse o velho e animado Venâncio, um dos mais tradicionais tambozeiros da cidade.

13 DE MAIO - ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA

Liberdade para todos os povos!
No dia 13 de maio de 1888, a princesa Isabel assinou a Lei Áurea, extinguindo 
a escravidão no Brasil! Os escravos por  fim conseguiram suas alforrias (libertação).
A abolição da escravatura não aconteceu  do dia para noite, vários movimentos antecederam a data. 3 anos antes em  1885, foi aprovada a Lei dos Sexagenários. Pela lei os escravos ao completarem 60  anos eram libertos. Esta era uma forma 
de ir gradualmente extinguindo com a escravatura.
Você também deve ter ouvido falar da Lei  do Ventre Livre. Os filhos nascidos depois  do dia 28 de setembro de 1871, após completarem 8 anos poderiam ser libertados caso o proprietário concordasse. O proprietário recebia uma indenização do governo, que criou este mecanismo como um instrumento de incentivo a libertação dos escravos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário