A Hora da Verdade

A Hora da Verdade no blog da Ana Paula

segunda-feira, julho 21, 2014

Leonardo Sá, Rubens Júnior, Aluísio Mendes, e Juscelino Filho não serão eleitos, aponta TV Guará/Exata



Por Yuri Almeida
http://www.atual7.com/

Pelo menos quatro candidatos a deputado federal, apontados como – e considerados por eles próprios – fortes até a semana passada, já começaram a se preocupar e batalhar de igual para igual com os outros 250 que também concorrem às 18 vagas que estão em disputa pelo Maranhão nas eleições deste ano.

De acordo com a última pesquisa TV Guará/Exata, que ouviu 1.400 eleitores em 45 municípios do estado entre os dias 10 e 15 de julho, os nomes dos candidatos Rubens Pereira Júnior (PCdoB), Aluísio Mendes (PMDB), Leonardo Sá (PDT) e Juscelino Filho (PRP), que disputam o cargo pela primeira vez, não aparecem entre os eleitos em outubro próximo.

A pergunta, espontânea, feita no levantamento foi: ‘Se as eleições para deputado federal fossem hoje, em quem o Sr.(a) votaria?’. Registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o protocolo BR-00223/2014 e no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão com o número MA-00022/2014, a pesquisa tem como margem de erro 3,2% para mais ou para menos, e foi a primeira a mostrar como anda a corrida eleitoral para a Câmara Federal.

Os não-eleitos, segundo pesquisa da TV Guará/Exata, Rubens Pereira Júnior, Aluísio Mendes, Leonardo Sá e Juscelino Filho. Foto: Atual7
SEM VOTOS Os não-eleitos, segundo pesquisa da TV Guará/Exata, Rubens Pereira Júnior, Aluísio Mendes, Leonardo Sá e Juscelino Filho, respectivamente. Foto: Atual7

Fora da lista divulgada pela TV Guará/Exata, na última sexta-feira (18), Rubens Júnior ainda espera ser eleito com ajuda da mãe, Suely Pereira, prefeita de Matões, e com os votos de lideranças que tomou sem nenhuma solidariedade de seu colega de oposição, Simplício Araújo (SD). Ele conta ainda com a divisão feita com o ex-governador José Reinaldo Tavares dos votos negociados com prefeitos do interior pelo comunista Flávio Dino.

Também fora da lista, mas semelhante Rubens Júnior, o ex-secretário de Estado de Segurança Pública, Aluísio Mendes, é outro que conta com votos adquiridos sem nenhum esforço senão o de muitas, mas fáceis negociações também feitas com prefeitos por seu padrinho político, o secretário de Estado de Saúde, Ricardo Murad. Também por meio de Murad, Aluísio conta com os votos dos servidores da Saúde e dos funcionários das terceirizadas ICN, Bem Viver e Pró-Saúde.

Diferente de Rubens Júnior e Aluísio Mendes, o vereador por Pinheiro, Leonardo Sá, conta com o apoio de vereadores da Baixada Maranhense e de quem já comandou a caneta em municípios do Maranhão, principalmente como Afonso Pereira Lopes, ex-prefeito de Peri-Mirim, e João Amorim, ex-prefeito de Presidente Sarney. Ele acredita ainda que um Título de Cidadão Maranhense dado a ele estrategicamente em ano eleitoral por seu novo amigo, deputado estadual Othelino Neto (PCdoB), e alguns poucos votos que acredita ter por atender a população do município como médico, lhes são suficientes para chegar à Brasília.

Já Juscelino Filho, ungido à disputa pelo ex-secretário nepotista, Márcio Coutinho, acredita que o agora integrante do ‘núcleo duro’ da campanha de Edinho Lobão lhe dará votos também por meio de prefeitos, chantageados na época em que ainda mantinha o controle da Articulação Política da governadora Roseana Sarney. Ele conta ainda com a força babaçual do deputado estadual Stênio Rezende, de quem é sobrinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário