A Hora da Verdade

A Hora da Verdade no blog da Ana Paula

terça-feira, outubro 13, 2015

Governo do Estado capacita 2.300 agricultores familiares nas Agritecs de São Bento e Açailândia


agricultora familiar Tereza de Jesus SilvaO Governo do Estado já capacitou 2.300 agricultores familiares nas Feiras Agritecnológicas realizadas neste ano. A primeira, realizada em São Bento, beneficiou agricultores de toda a Baixada Maranhense. A segunda, encerrada no sábado (10), beneficiou agricultores do Território do Cerrado Amazônico.  A feira faz parte do compromisso do governo Flávio Dino em desenvolver a agricultura familiar no Maranhão, como estratégia de mudança social e econômica no Estado.
Entre os produtores que comercializaram seus produtos na Agritec Açailândia estava a agricultora familiar Tereza de Jesus Silva, 52 anos. Ela mora no povoado de Califórnia, um assentamento rural que já existe há 20 anos, e que tem outras 189 famílias trabalhando na produção de hortaliças, como alface e pimentão. Ela levou hortaliças para comercializar na Feira.
Ligada aos movimentos sociais que participaram da Agritec Território Cerrado Amazônico, em Açailândia, ela afirmou que a ação é uma chance de ver novas tecnologias de produção. “Estar aqui é muito importante porque somos vistos pelas pessoas. O povoado é muito isolado e ainda temos a oportunidade de ver novidades sobre como melhorar as nossas plantações”, disse Dona Tereza, que foi à Agritec com a família e precisou percorrer 70 km para chegar ao local da Feira.
A Agritec de São Bento também oportunizou conhecimento e comercialização para os agricultores familiares da região Campos e Lagos, entre os produtores rurais que se beneficiaram diretamente das negociações de produtos na Agritec de São Bento está a produtora de mel e derivados Rosilene Padilha. Ela vendeu produtos de sua própria manufatura, como sabonetes, cremes e mel “in natura” de abelha tiúba.
“A Agritec é um divisor de águas e foi uma grande oportunidade de mostrar o potencial da nossa região na Feira de Agricultura de São Bento”, afirmou Rosilene, que é atendida pelo Sebrae no Maranhão, um dos parceiros do Governo do Estado na realização da Agritec. Rosilene faz parte da Cooperativa Agroecológica dos Meliponicultores da Baixada Maranhense (Coamel).
A 1ª Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnologia de Açailândia (Agritec) movimentou a economia local. Além dos agricultores familiares dos 23 municípios do cerrado amazônico terem comercializados seus produtos – como galinha, frutas, hortaliças artesanato e produtos do coco babaçu – comerciantes, fornecedores de serviços e a rede hoteleira ganharam com o evento, que é algo inédito na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário