A Hora da Verdade

A Hora da Verdade no blog da Ana Paula

quinta-feira, dezembro 10, 2015

Pinheiro - Moradores do povoado Montes Claro sofrem com a falta d'água




Os moradores de Montes Claros, município de Pinheiro, estão sofrendo com a falta d'água.  Na povoação já foram escavados vários poços artesianos, mas uma formação rochosa com alto teor de ferro e outros minerais faz com que a água seja impropria para o consumo humano . "Além dos poços produzirem pouca água, a mesma é salobra. Não presta nem para lavra roubas e para o consumo dos animais" disse uma moradora. 

Não existe vontade política do poder publico para resolver a situação dos moradores da povoação. Segundo os biólogos, leves contaminações de ferro e outros minerais podem ser tratados com tratamento simples, a partir da dosagem de alguns produtos químicos. Basta que o poder publico tenha interesse em resolver o probelema. 

Para tentar amenizar o sofrimento desse povo, na década de 70, o padre Luis Risso, com recursos conseguidos de doadores italianos,  construiu uma grande cisterna de captação de águas pluviais. A água das chuvas armazenada na cisterna garantia o abastecimento do precioso líquido nos períodos de estiagem. 

Por longo anos a cisterna cumpriu sua função social, mas sem manutenção, a mesma começou a rachar e cair aos poucos. Hoje ela está totalmente destruída e a pouca água que ainda fica armazenada, acaba ainda nos primeiros meses de verão. 

A situação é caótica na povoação e os moradores pedem socorro. Solicitamos ao senhor prefeito e ao senhor governador que resolvam o problema de abastecimento de água dessa sofrida comunidade.
Vejas as fotos da cisterna: 






Nenhum comentário:

Postar um comentário