A Hora da Verdade

A Hora da Verdade no blog da Ana Paula

sábado, dezembro 05, 2015

Santa Helena - Conselheiros Tutelares iniciam capacitação na segunda-feira


A Prefeitura de Santa Helena e o Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) promovem na próxima semana o curso de formação dos novos conselheiros e conselheiras tutelares do município. A iniciativa tem por objetivo capacitá-los de forma continuada, preparando-os para a atuação na função e no papel de zelar pelos direitos das crianças e adolescentes, além de desenvolver e fortalecer os conhecimentos e a capacidade de atuação no atendimento dos casos, no encaminhamento e verificação de denúncias de violações de direitos. A formação, que ocorre na Escola Antônia Silva Ribeiro nos dias 7, 8 e 9, atenderá os 5 conselheiros eleitos em outubro, bem como seus suplentes.

“É muito importante o processo de capacitação contínua dos conselheiros tutelares, principalmente esta inicial, uma vez que houve grande renovação nas eleições de outubro. É preciso conhecer bem o papel que irão executar e os serviços da rede de proteção e atendimentos das crianças e adolescentes, assim facilitando as articulações necessárias para garantir os direitos das crianças e adolescentes em Santa Helena”, destacou o secretário Municipal de Assistência Social, Valber Azevedo.

O processo de escolha dos novos conselheiros foi realizado no último dia 4 de outubro e exige uma capacitação que insira aspectos teórico-práticos e estratégicos de caráter fundamental ao pleno exercício desta função.

O Conselho Tutelar é um serviço que deve ser acionado sempre que se perceba abuso, maus-tratos ou situações de risco pessoal para crianças ou adolescentes, como, por exemplo, em casos de violência física ou emocional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário