Capacitação tem inicio nesta terça-feira 08,e se estende até quinta-feira (10), na Fundão Cultural José Sarney
Apresentar e debater o panorama atual do controle de infecção hospitalar no Maranhão, terá inicio nesta terça-feira 08, na Fundação Cultural José Sarney, em Pinheiro, o Curso de Controle de Infecção e Resistência Microbiana Relacionada à Assistência à Saúde e Segurança Transfusional, com a participação de servidores do Hemomar, dos hospitais de Pinheiro e demais municípios da Baixada.
Promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Unidade de Saúde da Regional de Pinheiro, o evento tem como objetivo capacitar profissionais de saúde para desenvolvera Ações de Prevenção e Controle de Infecção e Resistência Microbiana Relacionada à Assistência a Saúde dos usuários dos serviços de Saúde.
O treinamento visa também sensibilizar os profissionais de saúde das comissões de controle de infecção hospitalar, gestores municipais e profissionais de saúde, para utilização adequada do sangue e seus componentes, contribuindo para garantia da qualidade do sangue transfundido no Maranhão.
Os principais pontos a serem discutidos serão: controle de infecção em serviços de saúde – competência e desafios atuais; prevenção e controle de infecção – implicações legais; panorama atual do controle de infecção no Maranhão; medidas e prevenção de infecção relacionada á Assistência à saúde; uso racional de antimicrobianos e protocolos de antibioticoprofilaxia.
Segundo a diretora do Hemomar de Pinheiro,enfermeira Ana Paula, a capacitação será de grande relevância. “Esse cursos é de grande importância, pois estimula o debate e constroe procedimentos técnicos mais eficientes, que visam combater os índices de infecção hospitalar" ressaltou Ana Paula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário