A Hora da Verdade

A Hora da Verdade no blog da Ana Paula

terça-feira, novembro 29, 2016

Hemonúcleo de Pinheiro faz coleta externa de doação de sangue em São Bento


Dentro da programação do Dia Nacional do Doador de Sangue que aconteceu no último dia 25, e para facilitar o acesso daqueles que não podem se deslocar até o ponto oficial de coleta,  uma equipe do Hemonúcleo de Pinheiro estará  nesta quarta-feira (30) na cidade de São Bento para fazer  uma coleta externa com os doadores daquela cidade. A coleta acontecerá durante todo o dia na Unidade Básica de Saúde - UBS, no Bairro "Outra Banda", Praça do Remedinho. A previsão é que cem bolsas seja coletadas.  
Segundo a diretora do Hemonúcleo, enfermeira Ana Paula, são os próprios doadores de São Bento que estão solicitando que a coleta seja feita naquela cidade. "Muitos doadores de São Bento se descolam para Pinheiro, para doarem sangue. Agora estamos fazendo o caminho inverso. É através da coleta externa que vamos até o doador.  É importante informar que os mesmos procedimentos que são feitos no Hemonúcleo são feitos nas coletas externas" disse a diretora. 
Além de estarem saudáveis, os doadores precisam ter entre 16 e 69 anos –  sendo que menores de idade precisam de consentimento formal do responsável legal –, ter peso acima de 50kg, não ter evidência clínica ou laboratorial de doenças transmissíveis pelo sangue como hepatites B e C, Aids (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas, e não fazer uso de drogas ilícitas injetáveis. Além disso, há impedimentos temporários, como gripe ou resfriado, febre, gravidez e pós-parto. No dia da doação é necessária a apresentação de documento com foto, expedido por órgão oficial. Após a doação o intervalo para uma próxima coleta é de 90 dias para mulheres e 60 dias para homens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário