A Hora da Verdade

A Hora da Verdade no blog da Ana Paula

terça-feira, junho 13, 2017

GESTÃO DO HOSPITAL DA BAIXADA MARANHENSE DR. JACKSON LAGO É DESTAQUE NA JORNADA DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS EM PINHEIRO


Evento contou com palestra que apresentou balanço dos atendimentos realizados pela unidade de saúde para a população da região
A gestão do Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago foi destaque na I Jornada de Atenção às Urgências em Pinheiro e Região da Baixada Maranhense realizada entre os dias 8 a 10 de maio no Campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) da cidade. Durante a mesa redonda “Atendimento Hospitalar de Urgência”, a diretora geral da unidade, Denise Boás mostrou os avanços, conquistas e funcionamento do hospital, que é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).
O hospital regional atende aproximadamente 600 mil pessoas de 40 cidades da baixada maranhense das regiões de Pinheiro, Zé Doca e Viana. A unidade, que está em funcionamento há um ano e oito meses, possui uma capacidade de 122 leitos de internação, entre clínica médica, pediátrica, ortopédica, cirúrgica e UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

“Um dos compromissos do Hospital Dr. Jackson Lago é oferecer uma assistência humanizada com equipes integradas que desenvolvem a solidariedade na sua prática assistencial”, afirmou Denise Boás aos estudantes e profissionais da área da saúde que participavam do evento.
O Hospital Dr. Jackson Lago recebe unicamente pacientes de hospitais dos municípios de abrangência, mediante um processo de regulação assistencial que compreende o cadastro do paciente no sistema com suas informações clínicas e autorização prévia do leito pela Central de Regulação.
Entre as especialidades ofertadas pelo hospital estão clínica médica, oftalmologia, anestesia, gastroenterologia, pediatria, cardiologia, mastologia, nefrologia, otorrinolaringologia, neurologia e urologia. Durante a apresentação, a diretora geral lembrou que, em um ano e oito meses de funcionamento, foram realizadas 46.493 consultas, 5.844 cirurgias e 6.424 internações.
Nesse período, no Hospital Dr. Jackson Lago foram realizados 177.662 procedimentos por profissionais de nível superior, entre os quais, enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia e serviço social. Em relação aos procedimentos de imagem, Denise Boás destacou os exames de radiologia, tomografia, endoscopia, mamografia, eletrocardiograma e ultrassonografia, que totalizaram 61.779.
“Outra preocupação é com a capacitação dos 600 profissionais que prestam serviços na unidade. Buscamos oferecer diversas capacitações por meio do NEP (Núcleo de Educação Permanente). São treinamentos que abordam desde lavagem das mãos até técnicas para atendimentos de casos específicos, como a diálise”, explicou a diretora geral da unidade.
Além de Denise Boás, fizeram parte da mesa redonda Marcos Antônio Pacheco, secretário de Articulação das Políticas Públicas do Estado do Maranhão; Gerson Alves,  professor da USP (Universidade de São Paulo), e Jucilene Estrela, diretora do Hospital Materno Infantil.

Abertura – Durante a cerimônia de abertura do evento, o coordenador de Recursos Humanos do Acqua em São Luís, Marcos Martins, participou da mesa de abertura e destacou os projetos e ações nas unidades gerenciadas pelo Instituto no Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário