A Hora da Verdade

A Hora da Verdade no blog do Herasmo Leite

24 de jun de 2017

Hemonúcleo de Pinheiro vai realizar campanha de doação de sangue no próximo dia 06 de julho, em Cururupu



O Hemonúcleo de Pinheiro estará realizando no próximo dia 06 de julho na cidade de Cururupu,   a campanha de doação de sangue “Santo Doador – sua atitude faz milagre”. A ação acontecerá a partir das 08:30 hs, no auditório da Secretaria de Saúde do Município e se estenderá até as 17:30 hs.  O objetivo é manter o abastecimento do estoque de sangue do Hemonúcleo de Pinheiro e da Agencia Transfusional de Cururupu.
A enfermeira  Ana Paula, diretora do Hemonúcleo de Pinheiro, disse que esta é a primeira campanha de doação de sangue em Cururupu realizada pelo Hemonúcleo. “Antes as campanhas eram realizadas pela equipe de coletas externas do Hemomar de São Luis, mas a partir de agora será o Hemonúcleo de Pinheiro é o responsável pelas coletas em Cururupu e demais cidades do litoral norte” disse a enfermeira.
Ana Paula disse ainda que o Hemonúcleo  vai oferecer toda estrutura necessária para a ação, que vai realizar os mesmos procedimentos feitos no centro oficial de coleta, em Pinheiro.
Para fazer a doação, além de estarem saudáveis, os doadores precisam seguir alguns requisitos:
- Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de consentimento formal do responsável legal);
- Estar com peso acima de 50kg;
- Não ter evidência clínica ou laboratorial de doenças transmissíveis pelo sangue como hepatites B e C, Aids (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas, e não fazer uso de drogas ilícitas injetáveis;
- Gripe ou resfriado, febre, gravidez e pós-parto são impedimentos temporários.
De acordo com Ana Paula,  no dia da doação é necessária a apresentação de documento com foto, expedido por órgão oficial. Após a doação, que dura cerca de quatro minutos, o intervalo para uma próxima coleta é de 90 dias para mulheres e 60 dias para homens. E quem doa, segundo o Hemonúcleo, pode receber uma declaração atestando a doação para fins de comprovação e justificativa junto ao trabalho, caso seja necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário