A Hora da Verdade

A Hora da Verdade no blog do Herasmo Leite

10 de jun de 2018

Pinheiro – Comemoração dos 10 anos do Terço dos Homens da Catedral de Santo Inácio acontecerá no próximo dia 15.


  



No próximo dia 15 de junho (sexta-feira), o Terço dos Homens da Paróquia de Santa Inácio de Loyola, em Pinheiro, completa 10 anos de existência  com uma vasta programação que começa as 18:30 horas com um encontro na Catedral. Em seguida haverá a celebração eucarística, seguida de uma confraternização, no salão paroquial.


A origem do Terço dos Homens a nível mundial é desconhecida. No exterior, há notícias desses grupos a partir de 1912.  No Brasil, o Terço dos Homens foi fundado pelo Frei Peregrino, no dia 8 de Setembro de 1936, no povoado Vila da Providência, hoje cidade de Itabi, no estado de Sergipe. Na paróquia de Sanyta Inácio de Loyola, em Pinheiro, o Terço foi fundado no dia 11 de junho, tendo se espalhado em seguida nas comunidades católicas. Hoje existem 16 grupos do Terço dos Homens na cidade.

No Movimento de Schoenstatt, o Terço dos Homens começou a partir da iniciativa de um pequeno grupo de homens, que rezavam o terço na rua, enquanto suas esposas participavam das reuniões. Pouco tempo depois, sob a orientação do Padre Américo Vasconcelos, salesiano, e pelo zelo de Oneida Araújo da Silva, surgiu em 5 de Março de 1997 o primeiro grupo do Terço dos Homens a nível paroquial, na capela de Nossa Senhora do Livramento, hoje transformada em Santuário Paroquial, em Jaboatão dos Guararapes (PE).

Algum tempo depois, o Padre José Pontes conheceu a realidade desta paróquia, onde um grupo de homens rezava o terço. O Sacerdote achou a iniciativa interessante e experimentou-a no Santuário da Nova Evangelização, em Olinda. Foi então que o Terço dos Homens teve a sua grande valorização, integrando-se na fecundidade do Santuário e na força do Movimento da Mãe Rainha. O Padre Miguel Lencastre, falecido a 13 de janeiro de 2014, também foi um dos grandes incentivadores do Terço dos Homens. O Presbítero teve a iniciativa de criar a sigla THMR (Terço dos Homens Mãe Rainha), identificando em seus grupos as particularidades do Movimento de Schoenstatt.

Os grupos do Terço dos Homens continuam crescendo por todo país, aqueles do Movimento da Mãe Rainha e de muitas outras iniciativas independentes.
A partir de 2008, começaram as romarias do Terço dos Homens ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, que deram um extraordinário impulso ao movimento, com muitas outras iniciativas por todo o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário