A Hora da Verdade

A Hora da Verdade no blog da Ana Paula

sexta-feira, agosto 23, 2019

Pinheiro - Missionários do Sangrado Coração e a Diocese de Pinheiro comemoraram nesta sexta-feira 23 de agosto os 60 anos de sacerdócio do Padre Luis Risso



A Congregação dos Missionários do Sangrado Coração - MSC, e a Diocese de Pinheiro comemoraram em grande estilo nesta sexta-feira 23 de agosto os 60 Anos de sacerdócio do Padre Luis Risso, com uma Celebração Eucarística, que acontecerá na Igreja Sagrado Coração de Jesus, na Cohab, nesta cidade de Pinheiro, com início previsto paras às 18 horas. 

Várias autoridades politicas, religiosas e comunitárias e o povo católico de Pinheiro e de outros municípios do estado já confirmaram presença ao evento. 

  

Quem é o Padre Risso?

E qual a sua missão em Pinheiro?


O Pe Risso pertence a Congregação Religiosa MSC – Missionários de Sagrado Coração. Natural de Roma, Italia, filho de dona de casa e seu pai, militar da força aérea, tendo como irmãos o Sr. Gian Carlos, a Sra. Beatriz e sr. Paolo, todos já falecidos. Aos 9 anos, Luis Risso, já deveria decidir entre ser militar ou padre. Os desígnios de Deus o levaram a abraçar o sacerdócio, sendo ordenado no dia 23 de agosto de 1959, na sua terra natal. 

Em 1960 finalmente chegou o Pe Risso à Pinheiro, enviado pelos seus superiores para o nobre missão de evangelizar os pinheirenses. Foi uma missa desafiadora, longe da sua terra natal. Ele mal sabia o que iria encontra neste pedaço de terra do continente sul americano encravado no interior do Brasil. 

Padre Risso está conosco a 59 anos.  Ao chegar aqui em Pinheiro, encontrou uma cidade pequena. Percebeu logo que muito trabalho deveria ser feito, e assim deu inicio a suas atividades de Evangelização. Na época estava com 30 anos. Forte e decidido, foi à luta. 

Seu espírito “construtor” foi realmente despertado após um acidente que vitimou uma criança no bairro do Fomento, quando o telhado da igreja desabou. Decidiu então: “vou destruir a velha igreja e reconstruí-la” e assim foi feito.

Amparado pela Providência Divina, daí em diante não parou mais. Atividades de evangelização e de cunho educacional, além de obras da construção civil, foram surgindo, sempre buscando o apoio de benfeitores, amigos, comerciantes e governos locais. Por ser um homem visionário, de fé e acima de tudo honesto, sempre foi atendido em suas solicitações. Ainda hoje o Pe. mantém várias escolas,  pois acredita que uma criança que receba educação e alimentação, tem por tendência a ser uma criança saudável e posteriormente um adulto comprometido para com sua família e sua comunidade.


Muitos alunos, hoje políticos, empresários e outros de formação diversa, já passaram pelas escolas mantidas pelos Missionários. 

Muito foi feito pelo Pe Risso, e hoje apesar de já apresentar sinais de cansaço, não deixa de preocupar-se por suas crianças, e continua, mesmo com dificuldades financeiras, esta missão que para nós Pinheirenses é motivo de orgulho.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário