A Hora da Verdade

A Hora da Verdade no blog da Ana Paula

sexta-feira, julho 27, 2018

Presidente Sarney - Secretaria de Meio Ambiente realiza ação de combate a pesca predatória no Rio Turi.


A prefeitura de Presidente Sarney, através da Secretaria Municipal de Maio Ambiente,  tem realizadas fiscalizações preventivas e ações de combate a pesca predatória no território do Rio Turi, pertencente ao município.

Desde o inicio desta semana o titular da pasta, Sargento Santos, acompanhado de fiscais e de policiais militares faz a retirada das “tapagens”,  método que consiste em cercar a passagem de peixes grandes e pequenos, tornando fácil sua captura pelo homem. As tapagens são construídas de varas e talas de palmeira de babaçu.
   
Durante as ações realizadas no Rio Turi a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente encontrou vários pescadores  utilizando esta técnica predatória, inclusive enquanto retiravam peixes capturados nas mesmas. 

Segundo o Sargento Santos, a repressão contra esses crimes ambientais tem sido uma constante neste período do ano quando mais se intensifica essa tipo de pesca. 


“Há nesse meio diversos tipos de infrações reprimidas pela secretaria, desde a rede com extensão e tamanho da malha fora do permitido, a instalação das tapagens ou qualquer outro método de pesca predatória, que são combatidos com rigor pela fiscalização”, afirmou secretário.


“A tapagem feita com talas, cipós, varas e tela de arame nos rios e igarapés não podem ser utilizadas  para a pesca, porque agridem os animais e trazem desequilíbrio ecológico. Isso porque, quando uma tapagem é feita, todo tipo de animal aquático é preso. 
O pescador maranhense ainda utiliza esse métodos criminosos de captura de pescados. Se por um lado o incentivo e orientação ao pescador para concorrer no mercado é ainda insuficiente, por outro sobra o danoso costume da pesca predatória praticada nos rios e lagos da região" disse o secretário. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário