“Cada um dos 217 municípios do Maranhão vai ganhar uma nova viatura policial. Independentemente da localização e do tamanho do município, todos receberão uma viatura. Disponibilizamos R$ 22 milhões de reais, provenientes de recursos estaduais, para aquisição delas. Essa é uma solicitação nossa bem como uma determinação da governadora, para atuarmos de frente contra a criminalidade e garantirmos assim uma maior tranquilidade a nossa população, disponibilizando equipamentos viáveis e modernos aos nossos policiais, e dando-lhes as condições necessárias para um trabalho eficiente e seguro”, foi o que afirmou o secretário de segurança Raimundo Cutrim.
Essas 217 novas viaturas somam-se as 282 entregues no final de outubro, contabilizando assim 499 viaturas policiais adquiridas paras as Polícias Civil e Militar, em pouco menos de oito meses de gestão à frente da pasta.
Segundo Cutrim, essas novas viaturas, que serão distribuídas em cada Batalhão de Polícia Militar e delegacias de Polícia Civil do interior do Estado, são do tipo Pajero e já foram adquiridas. A entrega será feita em duas etapas: até o dia 15 de dezembro, estão previstas a chegada de até 140 delas, ficando o restante para o início do ano. “A determinação da governadora Roseana Sarney é que nenhum dos 217 municípios fique sem receber sua viatura”, disse Cutrim.
Além da aquisição das novas viaturas para o interior do Estado, o secretário garantiu também a compra de novos coletes para os agentes de polícia e diversos tipos de armamentos e equipamentos de segurança.
A novidade foi anunciada durante cerimônia de certificação e cumprimento da etapa de instalação dos Conselhos Comunitários de Segurança, em Santa Helena e Viana. Com estas duas cidades, a Secretaria de Segurança conta agora com 27 municípios onde possuem conselheiros comunitários atuantes na promoção de políticas públicas de segurança.
Os Conselhos Comunitários de Segurança fazem parte de um projeto social de iniciativa do Governo Federal, por meio do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci) e Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), que visa capacitar pessoas da própria comunidade onde moram para discutir, analisar, planejar e acompanhar a solução de problemas comunitários de segurança, além de promover campanhas educativas de cooperação entre lideranças locais. “Estamos intensificando o contato entre a polícia e a comunidade, favorecendo uma melhor integração e participação comunitária, objetivando o reconhecimento da atividade policial e o desenvolvimento da cidadania à população”, afirma Cutrim.
Ainda segundo ele, os Conselhos Comunitários de Segurança, representam hoje, a mais ampla, sólida e bem sucedida iniciativa de polícia orientada para a comunidade em curso no país.
Em São Luís, a SSP conta com quase 500 conselheiros nomeados e capacitados, distribuídos em 23 distritos localizados nas circunscrições dos Cids (Centro Integrado de Defesa Social).
Autoridades - Fizeram-se presentes na oportunidade, o secretário adjunto de Modernização Institucional, coronel William Romão; o delegado geral da Polícia Civil, Nordman Ribeiro; o comandante geral da Polícia Militar, coronel Franklin Pacheco; o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Marcos Paiva; os superintendentes da Polícia Civil na capital e no interior, delegados Sebastião Rodriguez e Jair de Paiva Lima, respectivamente; além de diversas lideranças comunitárias locais, deputados, vereadores, entre outras autoridades militares, civis, eclesiásticas, e a sociedade civil organizada em geral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário