Postado no blog do Gustavo
Paulo Freire, um famoso pedagogo brasileiro reconhecido internacionalmente por sua sabedoria, sempre dizia que somente a educação não resolveria todos os problemas da humanidade, porém sem ela não se conseguiria resolver nada. Ele estava totalmente certo, pois em qualquer lugar do mundo onde a educação foi e é tratada com seriedade, em pouco tempo os resultados apareceram na forma de desenvolvimento para região e de uma melhor qualidade de vida para as pessoas. A Educação, portanto, deve ser prioridade em qualquer governo, muito principalmente em um município carente como o nosso, onde a Educação é o único caminho para que nossos jovens tenham perspectivas de um futuro melhor e consequentemente proporcionar uma vida mais digna para suas famílias. Em Peri-Mirim chegamos ao fundo do poço. O descaso é total. A minha indignação também. Vou aqui relatar apenas dois fatos que comprovam isso.
No ano passado a Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, instituição na qual eu também trabalho como professor, criou o Programa Darcy Ribeiro e celebrou convênios com várias prefeituras do Maranhão, implantando diversos Pólos em todas as regiões do Estado. O Programa consiste em graduar professores em várias áreas do conhecimento para atuarem em seus municípios e assim melhorar a qualidade do ensino. O curso é totalmente de graça, onde a prefeitura entraria apenas com duas salas de aula e uma para laboratório e a UEMA com os professores, toda estrutura de equipamentos, internet, etc. A Prefeitura de Peri-Mirim, por total falta de compromisso com a Educação, não se interessou em assinar o convênio para que o Programa se instalasse em nossa cidade. E o pior não é isso! O Programa foi implantado na cidade de Bequimão e foram disponibilizadas vagas para Peri-Mirim. Um pouco mais de vinte jovens conseguiram aprovação no vestibular. Foram até o Prefeito para que o mesmo os ajudasse com o deslocamento(transporte), mas lamentavelmente não foram atendidos em seu pleito. Resultado: mais da metade já desistiu do curso. Foram condenados pelo Prefeito a não possuírem um diploma universitário. É triste!
O segundo fato é mais recente. Hoje, 16 de junho, faz exatamente 23(vinte três) dias que não tem transporte escolar para alunos que estudam nas Três Marias: no Jardim de Infância, nas Escolas São Benedito(Ens. Fundamental) e Tiago Pereira(Ens. Médio), onde trabalho. A não ser o descaso, nada justifica a falta do transporte durante todo esse tempo, pois, para deslocar pessoas para piqueniques em fins de semana o transporte não falha. São mais de duzentos alunos penalizados. São os mais jovens, também condenados pelo poder público a não terem perspectiva nenhuma de melhorar de vida. È importante também ressaltar que a Escola municipal Tiago Pereira, onde funciona o Ensino Médio, faz três anos que não dá uma gota de água. O mato já está quase chegando ao telhado.O muro já caiu faz tempo. É o caos!
Fiscalizar o poder público é a principal função da Câmara Municipal.Onde estão os Vereadores que não tomam nenhuma providência ? Só falar no plenário da Câmara para meia-dúzia de pessoas não adianta nada. Por que não vão ao ministério publico denunciar ? Eu irei, podem ter certeza!
Peri-Mirim-MA, 16 de junho de 2010
Laercio Lucio Oliveira - Professor de Matemática
Paulo Freire não é pedagogo
ResponderExcluir