Numa conversa com o Blogueiro Ricardo Santos, o deputado estadual Antonio de Pádua (Dr Pádua do PP), defende a criação estruturas de hospitais de alta complexidade em Pinheiro e nas demais cidades pólos (Imperatriz, Bacabal, Presidente Dutra, Santa Inês , como solução para a saúde no Maranhão
Segundo o deputado que é médico (oftalmologista), para garantir o avanço na saúde do maranhense, o que está faltando é investir na educação, depois saneamento básico, melhorar os salários dos profissionais que trabalham no interior do estado (geralmente o médico acumula funções e responsabilidades), e também aproveitar as estruturas que já temos (os hospitais recém construidos no interior) para que os doentes não venham para a capital em busca de tratamento de alta complexidade.
A visão da medicina atual baseia-se, sobretudo na educação. Uma população esclarecida e com noções básicas de higiene, dificilmente chegará doente ao hospital no momento critico da doença, como está acontecendo no Maranhão.
Outra coisa importante que está acontecendo muito hoje em dia, é que o profissional de saúde está indo até o doente (PSF), um exemplo a ser seguido é o que está sendo feito em Minas Gerais e no Paraná.
É importante que nesse momento, a nossa medicina seja descentralizada, os governos (federal, estadual e municipal) se aproximem mais do povo. Que seja criado nas cidades pólos (Imperatriz, Bacabal, Presidente Dutra, Santa Inês e Pinheiro) estruturas de hospitais de alta complexidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário