A Hora da Verdade

A Hora da Verdade no blog da Ana Paula

sábado, março 12, 2011

Diocese de Pinheiro lança Campanha da Fraternidade


A diocese de Pinheiro fará neste domingo, na catedral de Santo Inácio de Loiola, o lançamento oficial da Campanha da Fraternidade 2011, cujo tema será "Fraternidade e a Vida no Planeta".
Este ano o foco da campanha será as mudanças climáticas no mundo e o lema escolhido para inspirá-la foi extraído da carta aos romanos, quando São Paulo fala da criação e de sua constante mudança. "A criação geme em dores de parto”. Esse trecho fala do processo e compara a um nascimento à uma nova vida que surge e nós esperamos que o sofrimento da criação dê sempre resultados positivos.
As missas celebradas durante a Campanha trarão também reflexões sobre as mudanças climáticas no planeta e embora considere o tema polêmico a Igreja vai discuti-lo em sua amplitude com a sociedade.
Há cientistas que defendem que as mudanças em nosso clima são decorrentes de um processo de evolução, portanto não dependem tanto da intervenção humana e a dinâmica vai impondo essas transformações. No outro extremo temos uma linha de raciocínio que atribui essas alterações no clima, principalmente à Revolução Industrial", enfatizou, enfatizou um bispo da Igreja Católica.
A Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), faz uma ressalva para que a campanha não seja interpretada como uma visão econômica da questão ambiental. Em publicação, a CNBB destacou que a abordagem será mais abrangente. "É procurado mostrar uma relação entre a sociedade e meio ambiente e que essa relação não é mediada simplesmente pelo econômico", diz a publicação.

Campanha da Fraternidade
Realizada anualmente com início na Quaresma, a Campanha da Fraternidade foi criada para despertar a sociedade para problemas e buscando suas soluções. A primeira campanha aconteceu no ano de 1964 e ao longo de 47 anos, essa não é a primeira vez em que a Igreja Católica traz discussões em torno do meio ambiente. A mais recente, em 2007 trouxe como tema "Fraternidade e Amazônia - Vida e missão neste chão". Em 2004 a água como fonte de vida foi discutida pela Igreja. Em 1979 o assunto foi trazido pela primeira vez pela e trouxe à tona o tema: "Por um mundo mais humano- preserve o que é de todos". "Este ano a Igreja retoma um assunto que já foi tema em outras edições da campanha da fraternidade, ligado à ecologia, e essa preocupação com a natureza não é recente, como podemos ver já pensamos nisso há alguns anos", finalizou o bispo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário