Do blog do Cesar do PT
O deputado estadual Jota Pinto (PR) propôs nesta terça-feira (22), Dia Mundial da Água, a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Baixada Maranhense, com o objetivo de viabilizar a revitalização dos campos através de barragens, cujo projeto já foi entregue ao governo federal.
De acordo com ele, a construção de barragens vai proteger os campos inundáveis da região, área rica de recursos naturais e pobres no acesso a bens e serviços, que abrange os municípios de Viana, São João Batista, Cajapió, Bacurituba e Bequimão e tem 120 km de extensão.
Jota Pinto informou que a importância do bioma da região, por seu acervo de recursos naturais (campos naturais, rota de aves migratórias e paisagens notáveis), tornou a Baixada Maranhense Área de Proteção Ambiental (APA), em 1991, e zona úmida de importância internacional, em 2000, pela Convenção do Ramsar.
No Maranhão há mais dois Sítios Ramsar: as APAs das Reentrâncias e Parque Estadual Manoel Luiz, um importante banco de corais na costa maranhense. “Se por um lado isso nos põe em evidência em relação aos recursos naturais e serviços ambientais, por outro aumenta as nossas responsabilidades para estes recursos e a sociedade que neles necessita”, afirmou Jota Pinto.
O deputado defendeu a necessidade de viabilizar investimentos para os sistemas de abastecimento de água e esgoto; propiciar melhorias aos serviços associados ao combate às doenças de vinculação física, como malária e dengue; e de consolidar os instrumentos para a gestão estadual dos recursos hídricos, semelhante ao proposto pelo deputado Neto Evangelista na segunda-feira (21).
J Pinto é da baixada ? Faz sentido essa proposta, eu acho que se os deputados da baixada se unissem, a coisa seria outra, estariamaos muito melhor em todos os sentidos, tem deputado que engancha, mas simplesmente não fazem nada. Era para em bloco peitar a governadora no sentido de melhorar a baixada.
ResponderExcluirOlá companheiro Herasmo,
ResponderExcluirEsse projeto das barragens nas áreas inundáveis da Baixada é brilhante, extraordinário é tudo que o povo da Baixada precisa para desenvolver-se, mas não é do Dep. Jota Pinto e sim do Bordalo, projeto esse que foi inclusive lançado a pedra fundamental no município de Viana no Governo do Dr. Jackson Lago.