Para ter um melhor controle na comida e balancear a alimentação dos alunos da rede pública, a Prefeitura de Pinheiro está montando uma cozinha industrial, que funcionará em um imóvel na Praça São José, no Fomento, que produzirá uma merenda escolar mais saudável.
Com recursos do município, o projeto é de iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, e vai beneficiar inicialmente mais de 10 mil alunos das escolas da zona urbana e dos povoados mais próximos. O objetivo é produzir e distribuir a merenda escolar, evitando que as refeições sejam feitas nas escolas.
A cozinha industrial começará a funcionar a partir de abril. “Vamos contar com nutricionistas, servir refeição escolar ao invés de merenda e enriquecer o cardápio. A cozinha vai valorizar os produtos da terra, gerando emprego e renda, já que 30% dos alimentos para a merenda virão da agricultura familiar. Desta forma poderemos controlar o seguimento do cardápio e os alimentos que são consumidos pelas crianças”, destacou Maritônia Froes, coordenadora do Departamento de Alimentação Escolar do Município.
Com o objetivo de atender a demanda dos estudantes da rede municipal, a Prefeitura, através da Secretaria de Educação reforçou recentemente o cardápio da merenda que é distribuída diariamente em todo o município.
Através do acompanhamento de uma profissional da área de nutrição, a merenda é repensada a cada ano para que algumas mudanças tornem cada vez mais atrativas o cardápio. Nos últimos anos, a alimentação escolar recebeu o complemento de itens que compõem uma merenda bem aceita pelos alunos. O resultado imediato é muito satisfatório, afirmou o Secretário de Educação Ribinha Dias, que acompanha de perto o dia-a-dia das escolas no município e confere a demanda dos alunos, professores e pais.
Segundo o secretário, no município, funciona de forma ordenada o Conselho da Alimentação Escolar, que tem como objetivo fiscalizar e normatizar a merenda escolar para que possa ser produzida e distribuída com qualidade e acessibilidade.
“A merenda, que a partir deste ano será feita na Cozinha Industrial, única em toda a região da Baixada, vai dispor de transporte adequado para ser distribuída nas instituições de ensino. A compra dos principais itens do cardápio regular distribuído nas escolas segue as orientações do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE e tem como prioridade a compra diretamente das famílias de agricultores locais e conseqüentemente é uma forma de incentivo a produção constante e a rentabilidade voltada para o próprio município” afirmou o secretário.
Para o Prefeito José Arlindo, a produção da merenda escolar é um assunto sempre importante e que merece investimentos constantes para que possa ser mantida a qualidade e a excelência do produto. “Todas as mudanças que fizemos na merenda escolar nos últimos anos tem nos trazido bons resultados e reflete no melhor rendimento dos estudantes. As refeições servidas nas escolas complementam as ações que realizamos constantemente em prol da manutenção da qualidade constante e do caminho certo na educação em Pinheiro”, comemora o prefeito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário