Acompanhado da secretaria municipal de Trabalho, Emprego, Renda e Economia Solidária Professora Lucines, PT, do blogueiro e radialista Herasmo Leite e do ouvidor do município, José Raimundo, o prefeito José Arlindo esteve ontem (10/03), em Tingidor, participando de um mutirão de Quebradeiras de Babaçu. Após o encontro, o prefeito almoçou com as quebradeiras de coco.
As quebradeiras de coco são mulheres que lutam e trabalham desde cedo na colheita do coco babaçu para sustento da família. A amêndoa é vendida para comerciantes de Pinheiro, que revendem para a indústria de óleo vegetal com o qual se faz sabonetes e também se utiliza na cozinha. A casca serve como lenha e da palha da árvore são feitos cestos e outros utensílios. A palha também é utilizada em cobertura de casas.
O Município de Pinheiro é terra rica em palmeiras de babaçu, são milhares de quilômetros quadrados cobertos com essa vegetação. O período de colheita dura oito meses, empregando milhares de mulheres. Levando em conta que no município 90% das pessoas que vivem da extração do coco são mulheres, pode-se considerar a extração do babaçu uma atividade tradicionalmente feminina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário