A Hora da Verdade

A Hora da Verdade no blog da Ana Paula

segunda-feira, dezembro 07, 2015

Diretora do Hemonúcleo de Pinheiro alerta para doação de sangue neste final de ano


Enfermeira Ana Paula, Diretora do
Hemonucleo de Pinheiro

O Hemonúcleo de Pinheiro faz um alerta para que as pessoas doem sangue neste mês de dezembro.  Segundo a Diretora do Hemonúcleo, enfermeira Ana Paula Froes Soares, durante o período que antecede as festa de final de ano as doações de sangue normalmente caem.

Ana Paula explica que as doações precisam ser feitas a partir do dia 14 (segunda-feira), quando será iniciada a Campanha "AMOR! VOCÊ DOA MAIS DO QUE SANGUE", que se estende até o dia 18 (sexta-feira).  “O sangue passa por exames de tipagem, HIV, hepatite B e C, doença de Chagas, sífilis e HPLV”.

De acordo com Ana Paula, os tipos negativos e "O" são os mais raros e precisam ter estoques altos devido aos tratamentos rotineiros e ao aumento no número dos acidentes. “Como neste período aumenta o número de festas e as pessoas viajam mais,  há aumento de acidentes e muitas vezes é preciso mais de uma bolsa de sangue em determinadas cirurgias. Nesta época geralmente trabalhamos no limite do estoque”. disse a enfermeira.  


Podem doar sangue pessoas com idade entre 16 a 69 anos, que tenham mais de 50 quilos e sejam saudáveis, sem antecedentes de risco para a transmissão de doenças como hepatites e aids. Para doar basta ir ao Hemonúcleo, localizado ao lado do Hospital Materno Infantil, com um documento com foto. Não pode estar em jejum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário