A Hora da Verdade

A Hora da Verdade no blog da Ana Paula

sábado, maio 21, 2016

ALUNOS E DOCENTES DE ENGENHARIA DE PESCA REALIZAM AULA PRÁTICA EM CURURUPU



SÃO LUÍS - Alunos e professores do Curso de Engenharia de Pesca do Campus de Pinheiro realizaram no messa passado uma aula prática na cidade de Cururupu. A atividade teve como objetivo elucidar aspectos inerentes à atividade pesqueira em âmbito local. Durante a atividade de campo, os alunos e professores aplicaram questionários no mercado da cidade, visitaram a colônia de pescadores local e as ilhas de Caçacueira e Camaleão, com a finalidade de conhecer a realidade da atividade pesqueira da região.
No intuito de consolidar o aprendizado e solidificar o conteúdo, aliando teoria e prática, os alunos de Engenharia de Pesca tiveram a possibilidade de ter contato com o maior número de organismos diferentes, a fim de reconhecer nos indivíduos as estruturas estudadas em sala de aula. Para o professor de Engenharia de Pesca, André Guimarães, a aula prática desenvolvida em Cururupu teve grande relevância para a formação dos futuros engenheiros de pesca.
“O curso de Engenharia de Pesca chegou à Baixada Maranhense em novembro de 2015, e, no fim do primeiro semestre letivo, já conseguimos viabilizar a aula prática no município de Cururupu, um dos principais produtores de pescado e detentor da maior frota pesqueira do estado”, disse.
Em sua visão, a aula de campo foi de extrema importância para os alunos, pois se alinha com a meta de formar profissionais que têm como foco alavancar a produção de pescados seguindo os princípios da sustentabilidade. “Nada mais oportuno que os alunos conhecerem, a partir do início do curso, diversos ecossistemas aquáticos, o mercado de pescados do município e a colônia de pescadores, além de usufruírem de um pedacinho do paraíso, protegido e intocado por ações antrópicas, como é o caso da belíssima ilha de Caçacueira”, completou o professor.
Para o aluno Haelinton Setubal, a aula prática na cidade de Cururupu foi “um momento de aprendizagem, em que se pôde aplicar todo o conhecimento adquirido durante o período e reforçar de forma prática e interativa junto com os professores”, em suas palavras.
Segundo o estudante Cássio Monteiro, a aula prática possibilitou conhecer a realidade da região. “Vimos a realidade da pesca na Cidade de Cururupu e pretendemos mudar a cultura pesqueira do Maranhão como engenheiros de pesca, aplicando nosso conhecimento e fortalecendo a economia e a produção de pescado em nível regional”, disse o discente.
O desenvolvimento da aula prática contou com o apoio do prefeito da Cidade de Cururupu, Junior Franco, que disponibilizou todo suporte para o desenvolvimento das atividades dos alunos e professores. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário