A Hora da Verdade

A Hora da Verdade no blog da Ana Paula

sábado, dezembro 17, 2016

Pinheiro - Escola Técnica do SUS forma profissionais de hemoterapia



Vários profissionais atuantes na rede pública de saúde participam da formação da primeira turma do curso técnico em hemoterapia de Pinheiro,  nesta sexta-feira (16), na AABB. A programação incluiu a diplomação dos alunos.

A iniciativa da Escola Técnica do Sistema Único de Saúde Drª Maria Nazareth Ramos de Neiva -, Etsus,  vinculada à Secretaria de Estado da Saúde, visa qualificar os alunos e aprimorar a qualidade dos processos, produtos e serviços de hemoterapia, de forma a atender o usuário de acordo com os princípios do SUS.


O curso foi organizado em doze módulos, com áreas temáticas, concentrando atividades teóricas, práticas e estágios nas dependências do hemonúcleo e no Hospital Macro Regional Dr. Jackson Lago. Entre os meses de junho de 2015 a dezembro de 2016, vários profissionais da fundação ministraram mais de duas mil horas de atividades curriculares orientadas pelo Ministério da Saúde.

Uma das concluintes do curso, a técnica de enfermagem Cristina Cantanhede, fez uma homenagem aos mestres na solenidade de formatura. Segundo ela, este era um anseio de todo profissional da área que trabalha no Hemonúcleo e em hospitais de Pinheiro e região. “Hoje podemos dizer que temos uma formação  e nossa certificação tem reconhecimento nacional. Isso é muito gratificante. Somos fruto da primeira turma de formação preparada pela Escola Técnica do Sistema Único de Saúde em Pinheiro”  disse a técnica de enfermagem. Cristina, que foi a oradora da turma, comemora a oportunidade. “Só tivemos a ganhar, pois para a gente que ama a hemoterapia, essa conquista é muito importante”, ressalta.


A diretora do Hemonúcleo de Pinheiro, enfermeira Ana Paula Froz Soares,  orientadora e responsável pela condução do curso na cidade,  disse que o Hemonúcleo vem buscando ainda mais todas as linhas de conhecimento, qualificação e reciclagem pela parceria com a Etsus, inclusive com a expansão para a hemorrede na região. “A importância dessa formação para profissionais e usuários está na constante qualificação e no reconhecimento de um trabalho capacitado, que reflete excelência e segurança dos produtos oferecidos”, destaca.




Nenhum comentário:

Postar um comentário