A Hora da Verdade

A Hora da Verdade no blog da Ana Paula

quarta-feira, maio 23, 2018

“Aprendemos muita coisa”, diz aluna sobre encontro de grêmios no Emaranhando Sonhos, realizado em Pinheiro.




Fonte: Secap
Fotos: Divulgação
23/05/18

Os estudantes que vêm participando das Etapas Regionais do Emaranhando Sonhos serão multiplicadores das experiências e conhecimentos que estão acumulando nesses encontros. O projeto foi lançado pelo Governo do Maranhão para aumentar o número de grêmios e colocar os estudantes no centro do debate sobre a educação no Estado. 

“Aprendemos muita coisa e iremos repassar as colegas da nossa escola. É importante adquirir conhecimento para levar aos alunos e colocar em prática no nosso grêmio”, diz Iandeyara Carneiro Ribeiro, primeira-secretária do grêmio da escola onde estuda e que participou da etapa de Pinheiro.

As etapas estão sendo feitas em 19 regionais – envolvendo dezenas de cidades – como um preparativo para o 1º Encontro Estadual de Grêmios no Maranhão. 

Até agora, o Emaranhando Sonhos já passou por Itapecuru-Mirim, Chapadinha, Balsas, São João dos Patos, Barra do Corda, Presidente Dutra, Zé Doca e Pinheiro. 

Nesta quinta-feira (24), o projeto chega a Viana e Santa Inês. E depois segue para Pedreiras, Bacabal, Açailândia, Timon, Caxias, Codó, Imperatriz, Rosário e São Luís. 

“Está servindo para que a gente consiga absorver conhecimento sobre o que é realmente o grêmio, porque na minha escola é a primeira vez que está acontecendo”, diz Hanna Karolaynne, de Santa Helena. Ela é presidente do grêmio da escola e participou do encontro em Pinheiro.

Na programação dos encontros, estão apresentações culturais, mesas de diálogo e oficinas.  Em cada regional, são eleitos os delegados municipais que vão representar os grêmios das escolas no Encontro Estadual, previsto para acontecer de 20 a 22 de junho.

Expansão 

Quando o governador Flávio Dino assumiu o Governo do Maranhão, existiam apenas 33 grêmios estudantis formalizados na rede estadual de ensino. Hoje, esse número passou para 202, com proposta de chegar a mais de 400.

“Este processo de transformação de alunos em protagonistas se dá graças às inúmeras políticas do governador Flávio Dino, aplicadas desde 2015, voltadas a esses jovens. A consolidação dos grêmios faz parte disto e é fundamental para que os estudantes assumam o papel de fiscalizar suas escolas e, principalmente, terem conhecimento de onde os recursos são aplicados”, diz o secretário Adjunto de Gestão Institucional da Secretaria de Estado da Educação, Manuel Pedro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário