A Hora da Verdade

A Hora da Verdade no blog da Ana Paula

5 de jun. de 2018

IFMA de Pinheiro adere a campanha Junho Vermelho com ação de doação de sangue'





No próximo dia 14 é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue. Diversas ações estão sendo desenvolvidas pelo Hemonúcleo de Pinheiro,  inclusive em parceria com o Instituto Federal do Maranhão – IFMA, Campus de Pinheiro, com o objetivo de aumentar o número de doações.

Amanhã (06 de junho),  toda a estrutura do Hemonúcleo estará no Campus da Instituição de ensino,  das 8h às 17h, para que os servidores, alunos e visitantes possam doar sangue de forma voluntária,  sem precisar se deslocar até o centro da cidade.

De acordo com a diretora do Hemonúcleo, enfermeira Ana Paula, a necessidade da realização dessas campanhas é que  a conta nunca fecha, já que a demanda dos hospitais é grande e a oferta de sangue é pequena. 

"Graças às doações dos parceiros, o estoque consegue ser mantido. No momento, com parcerias como essa que estamos realizando com o IFMA de Pinheiro, fazemos a coleta de consideralvel número de bolsas, o que permite  melhorar e manter nossos estoques.  Mas não podemos perder a chance de buscar mais doadores, porque os hospitais da cidade e da região sempre estão realizando um número maior de transfusões”, disse a diretora.

Ana Paula disse ainda que neste mês de junho o Hemonúcleo de Pinheiro preparou uma grande programação para coleta externa. “Além da que será realizada amanhã no Campus do IFMA, nos próximos dias 14 e 15 estaremos realizando ações de coleta de sangue em Turilândia e em Presidente Sarney”, concluiu a enfermeira. 

Doar sangue é seguro:
– Todo material utilizado na coleta é descartável;
– Ao doar sangue, você será orientado (a) e acompanhado (a) por profissionais de saúde capacitados e experientes.

Importante saber ao doar sangue:
– Não faz mal à saúde;
– Não afina nem engrossa o sangue;
– Não engorda nem emagrece;
– Não vicia – O organismo só repõe (e rapidamente, de 2 a 3 dias) a quantidade de sangue doada, não fabricando a mais nem a menos do que o ser humano necessita – É mito quando afirmam que o corpo produzirá menor ou maior quantidade de sangue após as doações;
– Tem que estar 12 horas sem ingerir bebida alcoólica;
– Fumantes podem doar normalmente, mas devem permanecer sem cigarro 02 horas após a doação.

Intervalo entre doações:
A doação de sangue pode ser feita de três em três meses para mulheres e de dois em dois meses para os homens, respeitando a frequência máxima admitida de três doações em 12 meses para as mulheres e de quatro doações em 12 meses para os homens. Doadores entre 60 e 67 anos podem doar duas vezes nesse mesmo período e entre uma doação e outra deve haver intervalo de pelo menos seis meses.

Benefícios para quem é doador fidalizado:
– Meia entrada em cinema, teatro e eventos esportivos;


Nenhum comentário:

Postar um comentário