A Hora da Verdade

A Hora da Verdade no blog da Ana Paula

quinta-feira, julho 12, 2018

Ação de Doação de Sangue acontecerá em Cajapió no próximo dia 18, em parceria com a Prefeitura e Hemomar.




A prefeitura de Cajapió, em parceria com o Hemomar de Pinheiro, realizá no próximo dia 18  (quarta-feira),  uma campanha de doação de sangue intitulada “Doe Sangue, Doe Vida. Tem Sempre Alguém Precisando!”. A ação tem como objetivo prestar ajuda humanitária e incentivar os servidores e a população para que desenvolvam o hábito saudável de doar sangue. As coletas serão realizadas na Unidade Básica de Saúde ‘Luís Azevedo Fonseca’.
A mobilização dos doadores será feita pelas secretárias municipais e a precisão é que a ação da prefeitura  possa  contribuir com mais de 50 bolsas de sangue, que ficarão a disposição dos paciente de Cajapió, caso necessitem.   
A Diretora do Hemomar de Pinheiro, enfermeira Ana Paula, afirmou que toda a estrutura da instituição de saúde de Pinheiro será transferida para Cajapió, para que as coletas sejam feitas com segurança.
O prefeito Dr. Marcone disse que como médico sabe da importância que uma simples doação significa para salvar vidas. “Junto com a minha equipe vamos reunir os amigos e demais pessoas que trabalham na prefeitura, para que, voluntariamente abrasem essa ideia que tem o intuído de ajudar  pessoas que estão precisando de sangue  e que possamos servir de incentivo  para outras pessoas”, disse o prefeito.
Para doar sangue as pessoas devem estar bem de saúde,  ter entre 16 a 69 anos de idade,  ter mais de 50 kg e apresentar documento com foto. No dia da doação, a pessoa deve estar alimentada, evitando alimentos gordurosos; dormir bem na noite anterior (mínimo 6 horas); não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem a doação e não fumar pelo menos 2 horas antes da doação. Durante o processo, a pessoa deve realizar um cadastro, mediante apresentação do documento oficial de identificação; fazer uma triagem hematológica, com realização de teste de anemia, verificação de pressão arterial, pulso, temperatura e peso.

Depois fazer uma triagem médica, com avaliação clínica do candidato através de entrevista individual, confidencial e sigilosa, fazer a coleta de sangue, onde todo o material utilizado é estéril e descartável e dura no máximo 15 minutos, terminando com um lanche. As recomendações após a coleta seguem para consumir o lanche oferecido e beber bastante líquido nas primeiras 6 horas e alimentar-se normalmente.

O doador não fumar até 2 horas após doação; não ingerir bebida alcoólica durante 5 horas; não realizar esforço físico no dia da doação, principalmente usando o braço do qual foi retirado o sangue; não praticar esportes radicais ou atividades de risco e para dirigir moto, ele deve aguardar no mínimo 1 hora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário