A Hora da Verdade

A Hora da Verdade no blog da Ana Paula

quinta-feira, março 05, 2020

Pinherio - Profissionais dos hospitais Antenor Abreu e Macro Regional serão capacitados para o enfrentamento de doenças respiratórias, bem como o novo coronavírus (Covid-19).



A Secretaria de Estado da Saúde (SES) deverá capacitar profissionais que atuam nos Hospitais Antenor Abreu e Macro Regional de Pinheiro, objetivando reforçar medidas preventivas para o enfrentamento de doenças respiratórias, bem como o novo coronavírus (Covid-19). 

O treinamento busca englobar desde os que trabalham na portaria, que são os responsáveis por fazer o primeiro acolhimento, até as direções clínicas. O intuito é que estes profissionais reproduzam o conhecimento adquirido também no ambiente familiar, contribuindo com a prevenção a qualquer tipo de vírus por contaminação aérea, seja para H1N1, Influenza A, tanto com o novo coronavírus.

A regra é treinar para poder multiplicar. Neste sentido, os principais pontos a serem abordados durante as visitas nas unidades será o manejo clínico dos pacientes classificados como suspeitos de coronavírus, uso correto dos EPIs - equipamentos de Proteção individual, e também as orientações sobre a condução, respeitando o fluxo estabelecido pelo Plano de Contingência elaborado em conformidade com o Ministério da Saúde.

O treinamento vai oferecer as recomendações técnicas aos profissionais dos hospitais e as orientações abordarão os procedimentos de utilização de equipamentos de proteção individual (precaução padrão para doenças transmitidas por gotículas), higienização adequada das mãos, entre outras.

Para tanto se faz necessário usar equipamentos de proteção individual (EPI) como forma de evitar a contaminação por meio de gotículas e contato. Entre os principais estão os critérios para utilização de máscaras.  

O momento agora é para continuarmos vigilantes quanto ao coronavírus e de também redobrarmos os cuidados contra H1N1, Dengue, entre outras comorbidades. Reconhecer as características e sintomatologias fará todo o diferencial na abordagem, triagem e tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário