A Hora da Verdade

A Hora da Verdade no blog do Herasmo Leite

21 de fev de 2018

Uma homenagem ao grande homem de Santa Helena, João Jorge Pavão



Por Luis Lazaro
EM SE TRATANDO DA HISTORIA POLITICO-ADMINISTRATIVA DE SANTA HELENA, CERTAMENTE MUITOS LEMBRAM E A JUVENTUDE TALVEZ NÃO SAIBA. JOÃO JORGE JINKIGS PAVÃO,foto,  foi o mais jovem cidadão helenense a ocupar um cargo publico. Foi eleito pelo povo, aos 19 anos, vice-prefeito, tendo o Sr. Leocádio Lobato como prefeito eleito, isto em 1972. Quatro anos mais tarde seria eleito prefeito, o mais jovem da historia do nosso município, sendo o primeiro a ocupar o cargo com um curso de nível superior. Seu mandato encerrou no dia 31 de janeiro de 1983. 
Pavão foi secretario de Administração da prefeitura de São Luis, na gestão do prefeito Mauro Fecury.  Em 1986, é eleito deputado estadual, chegando a casa dos dez mil votos, primeiro helenense a conseguir tal proeza. Em 1990, consegue sua reeleição com 9.500 votos. Quatro anos depois, em 1994, é reeleito para o terceiro mandato com 15.000 votos. É chamado para ser Secretario do governo do Estado na gestão da governadora Roseana Sarney, onde por duas vezes, em pastas diferentes, tem papel importante no governo. Vem as eleições de 1998. Jorge Pavão tem o seu quarto mandato garantido,  com mais de 19.000 votos.
Deixa a carreira politica, porem, não a vida publica. É indicado para o Tribunal de Contas do Estado. Por duas vezes já ocupou o mais alto cargo da Corte, exercendo o cargo de presidente da casa.
Um cidadao helenense vindo do interior (povoado São Raimundo), para ser o politico mais vitorioso de Santa Helena. Isto sem falar que em 1992, lança sua esposa, Helena Pavão, como candidata a prefeita. Até então desconhecida da grande maioria dos helenenses, ela  consegue derrotar o grupo forte do Walfredo Weba e do Pe. William, quando este ainda exercia o cargo maior do  poder executivo do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário