A Hora da Verdade

A Hora da Verdade no blog da Ana Paula

quarta-feira, outubro 09, 2019

Hemonúcleo de Pinheiro inicia cadastro de doadores medula óssea




O transplante de medula óssea é um tratamento de saúde destinado a pacientes com diagnóstico de leucemia, aplasia de medula entre outros. A fim de projetar uma esperança maior aqueles que portam uma das enfermidades, o Hemonúcleo de Pinheiro iniciou nesta quarta-feira 09 de outubro, o cadastro de Redome, que é o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea às pessoas interessadas em fazer doação.
A Diretora do Hemonúcleo, enfermeira Ana Paula, explicou como é o processo do Redome. “O processo do cadastro é bem simples. O doador de sangue, ao realizar a doação, pode autorizar a coleta de 10 ml de sangue para realizar o teste que determina as características genéticas do doador. A partir desse banco de dados, que guarda todas as informações do doador, é que se torna possível verificar se ele é compatível com algum paciente que depende de transplante de medula óssea”.
De acordo com Ana Paula, as possibilidades de encontrar um doador de medula compatível são remotas, mas não impossíveis. “Por este motivo que é tão importante colher o maior número de cadastros possíveis, pois o banco de dados vai auxiliar a busca. Muitas pessoas têm receio em doar pois imaginam que já é feita a coleta da medula de imediato, o que não é verdade, pois são necessárias condições especiais para realização do procedimento, que é feito somente em ambiente hospitalar e com muita atenção, para que tudo ocorra em perfeita ordem”, disse a diretora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário